SAIBA COMO TRABALHAR COM O PILATES NA OSTEOARTRITE

SAIBA COMO TRABALHAR COM O PILATES NA OSTEOARTRITE

VOCÊ SABE O QUE É ESSA PATOLOGIA?

A osteoartrite, também conhecida como artrose, é uma doença reumática articular degenerativa, caracterizada pela destruição da cartilagem articular e do próprio osso adjacente, diminuindo o amortecimento principalmente entre as articulações dos joelhos, coluna, quadril.

Sua incidência geralmente é mais frequente nos idosos, a sua etiologia não é a simples deterioração articular decorrente do envelhecimento. Sua causa pode estar relacionada a vários fatores, como os microtraumas de repetição, cargas articulares excessivas, obesidade, atividades ocupacionais, fatores metabólicos, endócrinos e hereditários.

O QUE O PILATES PODE OFERECER?

O tratamento com o método Pilates promove uma ativação muscular e consequente fortalecimento. Além disso, o paciente ganha flexibilidade, ativa a circulação e consegue diminuir a rigidez causada pela doença, diminuindo as dores e espasmos musculares.

 

Você sabe quais exercícios pode trabalhar com esses alunos?

Claro que se você como instrutor aplicador da técnica, tem todo conhecimento em relação às ações musculares, articulares entre outras, portanto priorizará exercícios que foquem nos estabilizadores do local acometido.

Exemplo: osteoartrite em joelho…

Deve ser avaliados individualmente e criando objetivos e conduta especifica, nas mesmas deve/pode priorizar o fortalecimento de quadríceps e IQT, visto que são os músculos que desempenham maior função nessa região… Não deixando de trabalhar, claro, a musculatura adjacente e até mesmo tronca.

Exercícios para propriocepção, equilíbrio e fortalecimento dos abdutores de quadril.