Os benefícios do método Pilates na prática esportiva.

Os benefícios do método Pilates na prática esportiva.

A prática esportiva pode ocasionar em alguns tipos de lesões musculares e/ou articulares quando não realizadas de forma correta e até mesmo pela falta de preparo muscular.

A utilização do método Pilates, que trabalha o corpo de uma forma global pode proporcionar diversos benefícios, como por exemplo, prevenção de lesões causadas durante as atividades esportivas, visto que, durante a prática os atletas realizam movimentos repetitivos que podem sobrecarregar determinadas articulações, musculaturas, entre outros.

Além disso, a associação da prática do Pilates pode melhorar o rendimento do atleta durante a atividade, devido ao aumento da amplitude de movimento, melhora da flexibilidade, coordenação motora, força muscular, propriocepção e com diferencial durante a respiração, já que esse é um dos princípios do método.

Como você pode trabalhar o método com seu aluno quando atleta.

Como sabemos, é importante que você como instrutor saiba sobre anatomia, cinesiologia e a biomecânica do corpo humano, para saber como trabalhar em cima de algumas patologias, lesões e desequilíbrios que podem ser causados pela prática esportiva

Podem ser trabalhados exercícios com foco na mobilidade, flexibilidade e fortalecimento muscular, mas variando de acordo com a causa e queixa individual de cada atleta, que serão estabelecidas durante a anamnese.

O alongamento como exercício beneficia principalmente o aumento da ADM articular, beneficiando durante o gesto esportivo.

Os exercícios devem ser criados de acordo com os movimentos que são realizados pelo atleta durante a atividade para que o mesmo retorne às atividades esportivas evitando recidivas.

Abaixo há exemplos de algumas modalidades que junto com o método podem gerar maiores benefícios devido ao trabalho da respiração, core e coordenação.

Luta

Ciclismo

Futebol

Natação

Vôlei

Referencias Bibliográficas:

BERTOLLA, F. el al. Efeito de um programa de treinamento utilizando o método Pilates® na flexibilidade de atletas juvenis de futsal. Revista Brasil Medicina Esporte, Vol. 13, Nº 4 – Jul/Ago, 2007.